top of page

EMPRÉSTIMOS PARA CARROS

Junto com um empréstimo hipotecário, um empréstimo para comprar um automóvel é um dos maiores empréstimos pessoais em termos de valor. Você pode financiar um automóvel de várias maneiras diferentes. Neste guia, enumeramos os tipos de empréstimos para automóveis e brevemente revisamos as informações gerais sobre as diferentes opções.

Tipos de Empréstimo para Carros


Em muitas ocasiões, os termos "empréstimo" e "crédito" são usados de forma indistinta. Ambos permitem conseguir financiamento, mas apresentam sutis diferenças que afetam suas características básicas.


  • Financiamento bancário: Os bancos oferecem empréstimos pessoais ou empréstimos específicos para financiar seu carro. Solicitarão documentação pessoal para estudar seu caso e verificar sua capacidade de pagamento.

  • Financiamento da concessionária/montadora: Esta é a opção mais simples, já que a própria concessionária se encarrega de gerir toda a papelada. Oferecerão um empréstimo, que pode ser por 100% do valor do carro, e pode ser pago em prazos longos.

  • Leasing Operacional: Através do Leasing Operacional, embora você leve o carro para casa, tecnicamente, você está alugando o automóvel e ele não é seu. No contrato de Leasing Operacional, você aluga o carro por um número determinado de anos e paga uma mensalidade. Ao finalizar o contrato, o mais comum é devolver o carro, embora também seja possível prolongar o contrato (geralmente a um preço mais baixo). O Leasing Operacional é conveniente e tem a vantagem de que você recebe uma série de serviços, como cobertura de avarias, revisões, seguros, impostos, entre outros, que, se fosse proprietário do veículo, teria que pagar adicionalmente.

  • Leasing Financeiro: O Leasing Financeiro é um tipo híbrido entre comprar e alugar. Permite alugar o carro e oferece uma opção de compra (não obrigatória) uma vez terminado o período de arrendamento. Se decidir adquirir o carro, terá que pagar um valor igual ao preço de segunda mão. Além disso, pode devolver o carro ou assinar um novo contrato de leasing sobre outro veículo, como por exemplo, um carro de uma categoria superior ou um modelo mais novo.

Requisitos para Obter um Empréstimo para Comprar um Carro


Os requisitos para comprar e financiar um carro podem variar conforme a instituição financeira na qual você solicita o empréstimo, então serão eles quem irão lhe informar. No entanto, de forma geral, as condições mínimas serão as seguintes:


  • Ser maior de idade.

  • Ter documentos de identificação válidos.

  • Contar com uma fonte de renda estável.

  • Não estar em nenhuma lista de devedores.

  • Que o seu nível de endividamento atual com outras entidades (bancos, financeiras, etc.) seja razoável.

Os empréstimos para carros são financiamentos específicos para a compra de veículos. Podem ser oferecidos por bancos ou diretamente por concessionárias, com condições e taxas de juros que variam.

Empresas Que Financiamento a Compra de Automóveis


Na hora de escolher uma entidade para financiar seu carro, existem alternativas. Embora varie conforme o país, aqui estão as opções mais comuns:


  • Empresas Financeiras associadas à Marca do Carro: As montadoras possuem ou trabalham de perto com financeiras que facilitam créditos para aqueles que vão comprar um carro. Provavelmente seja mais fácil obter esse crédito em comparação a obtê-lo com um banco, mas os juros do empréstimo costumam ser mais elevados.

  • Bancos: O empréstimo dos bancos em termos de juros costuma ser mais barato do que nas concessionárias, mas o processo será mais demorado.

  • Outras instituições financeiras: Existem instituições financeiras que não estão ligadas à marca (e que não são bancos) que oferecem empréstimos. Geralmente são um pouco mais caros e provavelmente não são a melhor alternativa, mas é bom consultar várias fontes para ter mais opções.



Aspectos a Considerar ao Obter um Empréstimo para Comprar um Carro


Além da taxa de juros, você deve comparar outros custos. Muitos fornecedores de empréstimos podem oferecer um empréstimo de automóvel aparentemente barato, indicando apenas a taxa de juros "inicial" do empréstimo ou a taxa de juros indicativa. No entanto, isso não diz muito sobre o preço real do empréstimo.


Além dos juros, muitos empréstimos também incluem muitos outros custos, como pagamentos mensais fixos, taxas de administração de contas ou outros custos semelhantes. Estes aumentam rapidamente o preço real do empréstimo.


Por isso, sempre vale a pena comparar a taxa de juro real anual que leva em conta todos os custos dos empréstimos, porque lhe diz o preço real do empréstimo.


Se um fornecedor de empréstimos anunciar um empréstimo de automóvel com uma taxa de juros muito baixa, geralmente não é o preço real do empréstimo.


Sob nenhuma circunstância você deve aceitar uma oferta de empréstimo antes de descobrir a taxa de juro anual real do empréstimo. Desta forma, você evitará surpresas desagradáveis quando chegar a primeira parcela do pagamento.


Prepare-se para realizar um pagamento inicial. Se concentrou as suas finanças num banco específico, geralmente você pode obter um empréstimo pelo preço total do carro. No entanto, nem sempre se consegue o financiamento total. Por essa razão, é bom estar preparado para pagar parte do preço de compra do carro com seus próprios recursos.


Com a parte do pagamento inicial financiada com poupanças, o valor do empréstimo será menor e você poderá pagar o empréstimo mais rápido.

bottom of page