top of page

MENTOR E MESTRE: WARREN BUFFETT HOMENAGEIA O LEGADO DE MUNGER NA BERKSHIRE

O recente falecimento de Charlie Munger, pouco antes do seu centenário, deixou o mundo financeiro refletindo sobre sua monumental contribuição para a Berkshire Hathaway.

Em uma carta emocionante, Warren Buffett relembra a sabedoria e a parceria de Munger, cuja visão estratégica engenhou o colossal sucesso do conglomerado.

Charlie Munger: A lenda por trás da lenda


Charlie Munger é amplamente reconhecido como um gigante do investimento, mais conhecido por seu papel como vice-presidente da Berkshire Hathaway, onde sua parceria com Warren Buffett tornou-se lendária. Nascido em 1º de janeiro de 1924, em Omaha, Nebraska, a vida de Munger foi um tecido de experiências variadas que contribuíram para sua perspectiva única sobre investimento e negócios.


Graduado pela Faculdade de Direito de Harvard, o início da carreira de Munger o viu atuando como advogado. No entanto, seu interesse em imóveis e investimentos logo o levou a deixar sua prática legal e se concentrar na gestão de investimentos. Sua incursão nesse mundo eventualmente resultou em sua parceria com Buffett em 1978, embora os dois já se conhecessem muito antes e tivessem começado a colaborar em vários empreendimentos.


A filosofia de Munger de "investimento em valor" — procurar empresas subvalorizadas com qualidades intrínsecas que não estão refletidas em seus preços de ações — estava em sintonia com a abordagem de Buffett, que foi influenciada pelos ensinamentos de Benjamin Graham. Ainda assim, Munger trouxe um matiz diferente, defendendo o foco em negócios de alta qualidade com perspectiva de crescimento a longo prazo, mesmo que isso significasse pagar um preço justo. Isso se desviou do estrito investimento em valor ao estilo de Graham, que buscava negócios profundamente subvalorizados, muitas vezes de menor qualidade.


Essa mistura de filosofias foi creditada pela transformação da Berkshire Hathaway de um moinho têxtil em dificuldades em um dos maiores e mais bem-sucedidos conglomerados do mundo, com um portfólio diversificado que inclui empresas de seguros, energia, transporte e bens de consumo.


Munger também é conhecido por seu aguçado senso de humor e sua sabedoria sucinta encapsulada em citações amplamente compartilhadas e admiradas na comunidade de investidores. Seus discursos e escritos, incluindo um popular discurso de formatura na Universidade do Sul da Califórnia, onde introduziu o conceito de "sabedoria mundana elementar", oferecem insights sobre seu amplo conhecimento e compreensão profunda da psicologia humana, economia e negócios.


Charlie Munger permanece uma figura imponente no mundo dos investimentos e além, encarnando princípios de investimento disciplinados, rigor intelectual e vida ética. Seu legado não está apenas cimentado no sucesso maciço da Berkshire Hathaway, mas também nas mentes e práticas de investidores em todo o mundo que continuam a aprender com seus ensinamentos e exemplo.

Carta de Warren Buffett aos Acionistas da Berkshire


Charlie Munger - O Arquiteto da Berkshire Hathaway


Charlie Munger faleceu em 28 de novembro (2023), apenas 33 dias antes de seu centésimo aniversário.


Embora nascido e criado em Omaha, ele passou 80% de sua vida domiciliado em outro lugar. Consequentemente, não foi até 1959, quando ele tinha 35 anos, que o conheci pela primeira vez. Em 1962, ele decidiu que deveria se dedicar à gestão de investimentos.


Três anos depois, ele me disse -corretamente!- que eu tinha tomado uma decisão tola ao comprar o controle da Berkshire. Mas, ele me assegurou, já que eu já tinha feito a mudança, ele me diria como corrigir meu erro.


No que eu relato a seguir, tenha em mente que Charlie e sua família não tinham um centavo investido na pequena parceria de investimento que eu estava gerenciando naquela época e cujo dinheiro eu tinha usado para a compra da Berkshire. Além disso, nenhum de nós esperava que Charlie algum dia possuísse uma ação da Berkshire.


No entanto, Charlie, em 1965, prontamente me aconselhou: "Warren, esqueça de comprar outra empresa como a Berkshire. Mas agora que você controla a Berkshire, adicione a ela negócios maravilhosos comprados a preços justos e desista de comprar negócios justos a preços maravilhosos. Em outras palavras, abandone tudo que você aprendeu com seu herói, Ben Graham. Funciona, mas só quando praticado em pequena escala." Com muitas recaídas, subsequentemente segui suas instruções.


Muitos anos depois, Charlie tornou-se meu parceiro na gestão da Berkshire e, repetidamente, me trouxe de volta à sanidade quando meus velhos hábitos surgiram. Até sua morte, ele continuou neste papel e juntos nós, juntamente com aqueles que investiram conosco desde o início, acabamos muito melhor do que Charlie e eu jamais sonhamos ser possível.


Na realidade, Charlie foi o "arquiteto" da atual Berkshire, e eu atuei como o "empreiteiro geral" para realizar a construção diária de sua visão.


Charlie nunca buscou tomar crédito por seu papel de criador, mas em vez disso me deixou receber os aplausos e os elogios. De certa forma, sua relação comigo foi parte de irmão mais velho, parte de pai amoroso. Mesmo quando ele sabia que estava certo, ele me deu as rédeas, e quando eu falhei, ele nunca -nunca- me lembrou do meu erro.


No mundo físico, grandes edifícios são ligados ao seu arquiteto, enquanto aqueles que derramaram o concreto ou instalaram as janelas são logo esquecidos. A Berkshire tornou-se uma grande empresa. Embora eu tenha estado há muito tempo à frente da equipe de construção; Charlie deve ser eternamente creditado como sendo o arquiteto.

Charlie Munger

Charlie Munger

bottom of page